Dizem que sou socialista

Dizem que eu sou socialista.
Mas, será que ser socialista é entender que eu, particularmente, preciso de programas do governo e acho que eles são bons pra outras pessoas também?

Porque eu não sei você, mas eu formei na faculdade com 100% de Fies durante os 4 anos. Do contrário eu não conseguiria pagar. E eu sempre trabalhei/ fiz estágio.

Eu também estudei em uma das escolas mais baratas da minha cidade, mas que era o que a minha mãe podia pagar, além de ser a que ela também estudou.

Durante a faculdade, havia poucos negros na minha sala. Porque eles eram menos capazes? Não! Porque entra em faculdade particular quem tem dinheiro pra pagar ou consegue Fies, que é pra quem tem notas mais altas no Enem. Nós sabemos que historicamente os privilégios brancos sempre prevaleceram e poucos negros estudam em escola particular que tem um ensino melhor e portanto consegue nota maior nos vestibulares e no Enem.

Socialista é entender que a gente vive num país completamente desigual e que as possibilidades pra alguém que formou em faculdades renomadas para alguém que formou em faculdade do interior, são completamente diferentes? Bom, acho que eu sou sim.

Não existe meritocracia no Brasil. O que existe é preconceito, racismo, machismo e tantas outras coisas. O que existe é que, se você nasceu branco, tem pai presente e consegue entrar numa faculdade já faz parte da parcela privilegiada da sociedade.

É sério, sabia que a média de uma família de 4 pessoas é, 500 reais por pessoa? Dois mil uma família ? A faculdade custa mais de mil. Então sim, nós que fizemos faculdade somos privilegiados.

Agora, eu tenho duas escolhas: entender que sou uma privilegiada e portanto posso lutar pra que outras pessoas tenham espaço e lugares de fala, ou posso escolher seguir olhando só pro meu umbigo.

Se ser socialista é não suportar essas diferenças que dizem ser meritocracia, bom, graças a Deus que eu sou socialista. Acho que Jesus também foi.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.