20 anos de Plano Real

Ontem , dia 1 de julho fez 20 anos de Plano Real .

Essa data devia ser comemorada, celebrada ou algo do tipo porque a importância que tem não cabe na Capa da Revista Veja que coloca a data em evidência apenas pra lembrar em qual candidato devemos ou não votar .  Aliás , falar sobre o Plano Real não deve ser vinculado a um partido mas sim a uma das únicas estratégias que deram certo no governo brasileiro . Collor foi um intelectual no governo portanto tudo o que fazia tinha bases teóricas e calculadas .

Certo que eu não nasci nesse período em que todo dinheiro que a população tinha no banco foi retido pelo governo e sei que deve ter sido uma barra bem pesada olhar o saldo da sua conta e ver no zero . Mas se não fosse isso a hiperinflação que se daria nos dias de hoje seria algo inimaginável . De 47% ao mês em julho do ano que o Plano foi colocado em prática a inflação foi pra 6% . Ou seja , os preços dos produtos dobravam a cada mês .

Hoje seria impossível comprar um pãozinho .

O legal disso tudo é que , apesar de ainda pagarmos muito em inflação e impostos esse não é o principal problema do governo de hoje . O Plano Real veio em 1994 para acabar com um problema e apesar de tão criticado , dá frutos até hoje .

planoreal

Um comentário sobre “20 anos de Plano Real

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge